sábado, 13 de agosto de 2011

Tatuagem, a arte na pele.

   Como aqui é um espaço que fala sobre a arte, lógico que nós não poderíamos deixar a tatuagem de fora. Até mesmo que apesar de todo preconceito de certas pessoas, a tatuagem jamais vai deixar de ser uma arte.
Por isso hoje vamos falar um pouco sobre a maravilhosa arte na pele!
   A tatuagem ou "tattoo" (na sua forma em inglês) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que a tatuagem teve início  no Egito entre 4.000 e 2.000 a.c., e também por nativos da Polonésia, Filipinas, Indonésia e Nova zelândia. Os Maori (Povos nativos da Nova Zelândia) tatuavam-se em rituais ligados a religião .
   Na idade média a Igreja Católica baniu a tatuagem na Europa, sendo considerada como uma prática demoníaca, caracterizando-a como prática de vandalismo no próprio corpo.
   Na antiguidade as tatuagens eram feitas com ossos finos como agulhas, e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.
   Em 1891 Samuel O. Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens baseado em outro aparelho que havia sido criado por Thomas Edison.
   Na 2ª Guerra Mundial, a tatuagem foi utilizda por soldados e marinheiros que tatuavam o nome da pessoa amada em seus corpos.
   No Brasil a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade Portuária de Santos  e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, também conhecido como Lucky Tattoo.
   Hoje em dia o preconceito é menos graças aos meio de telecomunicação, como a internet, televisão e etc.
   Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades dos tatuadores e tatuados.


ALGUNS TIPOS DE TATUAGENS


--Tradicional: são desenhos de âncoras ou gaivotas, aliás os marinheiros foram os maiores divulgadores da tatuagem pelo mundo.


--Realista: desenhos como pássaros mulheres e etc. Que imitam o mundo real.


--Sumi: é uma técnica oriental que ultiliza bambu ao invéz de agulhas .


--Estilizada: desenhos estilizados, de diversas naturezas.


--Alto-relevo: Na sua confecção a pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores. Muito utilizada também entre os índios e aborígenes de origem africana.


--Celta: desenhos com figuras entrelaçadas de origem celta.


--Tribal: geralmente desenhos em preto e com motivos tribais.


--Oriental: trabalhos grandes, geramente corpo inteiro como se fosse um painel. Os temas são orientais como dragões, samurais, etc.

--Branding: é feita a partir da cicatrização de feridas de ferro e fogo.


--Religiosas: tem como tema personagens bíblicos.


--Bold Line: desenhos das hitórias em quadrinhos.


--Pisicodélicas: desenhos super coloridos totalmente senseless.


Mas lembre-se bem, as tatuagens não podem ser feitas de qualquer jeito, as agulhas devem ser específicas para tatuar e sempre descartáveis. As máquinas elétricas devem ter a ponteira de aço inox cirúrgico ou descartáveis, devem ser limpas por ultra som e esterilizadas com estufa a uma temperatura igual ou superior a 170°c por um período de pelo menos 3 horas. Os aparelhos de barbear usados para depilar o local onde será feita a tatuagem, nao devem ser reaproveitados. O tatuador deve usar luvas e máscara nos procedimentos, para evitar uma possível infecção ou até a contaminação por doenças como AIDS, Tuberculose, Espolos etc. A limpeza do ambiente é fundamental. E para realizar um bom trabalho o tatuador deve ter no mínimo 5 anos de experiência.


Esperamos ter ajudado a vocês! E lembre-se, tomem os cuidados necessários para se fazer uma tatuagem e se você é menor de idade peça autorização aos seus pais. 

O TRABALHO DE ALGUNS TATUADORES

Paulinho Tattoo em "ação"

Trabalho feito por Paulinho Tattoo


Trabalho de Romer Tattoo Studio

Karlla Stylo Tattoo

Ricardo Desxsorden Tattoo


Um comentário:

  1. Nóó véi... muito loco as tatoo... to até pensando em fazer uma... vou fazer uma tribal

    ResponderExcluir